Viagens e Autoestima: Uma relação positiva

Fevereiro 25, 2013 No Comments »
Viagens e Autoestima: Uma relação positiva


Todos nós conhecemos a importância da autoestima para o nosso bem-estar e que esta consequentemente contribui para aumentar a nossa qualidade de vida.
No entanto, poucos refletem na importância do ato de viajar e de aprender novos idiomas, associado ao aumento da auto-estima e ao níveis elevados de produtividade no contexto de trabalho.
Quando nos referirmos em viajar, não significa que sejam viagens longas e demasiado dispendiosas, tendo em conta atual conjuntura de crise que atravessamos.
Existem inúmeros destinos europeus acessíveis e que ajudam a melhorar a nossa auto estima.

O conceito de autoestima:
A autoestima desenvolve-se a partir da auto imagem positiva que temos de nós, é algo que gradualmente e de forma pro-ativa, vamos construindo ao longo do tempo. A auto-estima não se constrói na passividade, mas sim de forma ativa, partindo de nós próprios e da forma com que encaramos o mundo e os outros que estão à nossa volta. A autoestima envolve diversas crenças ou pensamentos significativos, como por exemplo: “Eu sou competente/incompetente” e emoções importantes associadas, por exemplo: triunfo/desespero.
Em suma, a autoestima pode ser específica: por exemplo, “Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso”, ou ter uma dimensão mais geral, por exemplo: “Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me muito orgulhoso”.
Por outro lado, a baixa de autoestima, desencadeia pensamentos negativos e que na sua maioria das vezes não corresponde àquilo que somos na realidade.
Esta situação provoca mau estar físico e psicológico, isolamento, afastamento das relações pessoais ou profissionais.
Isto significa que a baixa autoestima, tanto em contexto escolar como profissional, acaba por afetar negativamente tanto o aproveitamento escolar como o desempenho no trabalho.

Como é que viajar contribui para a autoestima e aumenta a produtividade no trabalho?

Numa primeira fase, esta relação parece não fazer grande sentido, mas se nos centrarmos nas consequências positivas que as viagens nos provocam a nível físico e psicológico, facilmente entendemos esta relação.
Existem relatos evidentes de estudantes que fazem intercâmbio em Londres, que relatam experiências positivas, na aprendizagem de novos idiomas, que juntamente com as viagens, aumentaram os seus níveis de autoestima.
Esta situação pode ser explicada pelos seguintes motivos:
– A fuga à rotina;
– A predisposição para conhecer novas pessoas e descobrir novas culturas;
– Aprendizagem de novos idiomas, como é o caso do British Study, que está direcionado para o estudo do idioma inglês;

Quando voltamos duma viagem, é certo que é inevitável sentirmos uma ligeira tristeza, pelo regresso à rotina do quotidiano, no entanto, recuperamos energias suficientes, para nos sentirmos melhor com nós próprios e com as pessoas que nos rodeiam, aumentando os sentimentos de auto valorização.
Consequentemente, durante pelo menos um período de tempo, até á próxima viagem, vamos nos sentir melhor no trabalho, produzindo mais e melhor.


Comentários

Comentários

Leave A Response

*
Read previous post:
Tratamento Depressão
Causas e tratamento da Depressão

Uma vez explicado o que é e quais os sintomas de uma depressão, vamos agora ver quais as causas e...

Close