O Outro lado do Natal

Dezembro 22, 2011 1 Comment »


Não podia deixar de assinalar esta quadra festiva sem fazer referência a uma realidade que raramente se vê nas revistas, que poucas vezes aparece nos filmes, e quando é divulgada na televisão não é suficiente.

Ao pensarmos na noite de Natal, rapidamente associamos quase de forma automática e sem pensar demasiado, à reunião da família, a momentos onde imperam sentimentos como a alegria e a boa disposição, num quadro onde na maioria das vezes não falta a típica lareira acesa e uma mesa recheada de comida.

No entanto, esta realidade que parece comum à maioria dos seres humanos, acaba por ser uma utopia para muitas pessoas, que por diversos motivos, passam o Natal sozinhas, num profundo isolamento envolvido num sentimento de tristeza que as leva simplesmente a não viverem o Natal.

São estas pessoas que vão sobrevivendo durante o ano, limitando-se simplesmente a assistir à vida a passar, sentindo-se numa exclusão atroz. São estes seres humanos que se arrastam ao sabor daqueles que os ajudam com um gesto de solidariedade.

É também nesta época festiva e noutras de carácter semelhante ao Natal, que se assiste a um notório acréscimo da taxa de suicídio a uma escala mundial. É certo, que a condição de crise financeira que o país atravessa contribui de forma intensa, para o agravar de todos estes factores, conduzindo as pessoas para uma espécie de abismo psicológico, aparentemente inalterável ou solucionável. Nestes casos, o suicídio é a resposta imediata, a solução mais rápida, de acordo com os pensamentos desesperados de quem já está “cansado de vida”.

Nestes casos, quando se aproximam as épocas do ano que apelam mais aos sentimentos, à união, às relações humanas, o lado psicológico desencadeia quase como um mecanismo de defesa, uma espécie de um alerta para o caminho mais previsível que acaba por ser também em muitos casos o mais trágico: a Morte. Esta pode ser uma das possíveis explicações para este facto, que pode ser associado a outros factores como a Solidão, O Isolamento, aliado ao abandono de familiares em caso de idosos, a toxicodependentes e sem abrigos que vivem à margem da Sociedade

O Natal aproxima-se, mas este como em muitos outros natais, acarreta o acentuar da tristeza, da solidão, do abandono e dos maus tratos. Porque à parte de um consumismo exacerbado e do cor-de-rosa no qual vive uma boa maioria das pessoas, há um lado escuro desta época que vive no inconsciente adormecido de todos nós.

Vamos despertar para esta realidade… e “dar” um pouco de Natal a quem mais carece de Vida.

Boas Festas!


Comentários

Comentários

One Comment

  1. Teresa Meneses 24 de Dezembro de 2011 at 14:36 - Reply

    Não podia estar mais de acordo.
    Boa reflexão… Nem sempre todas as pessoas passam esta época natalícia da melhor maneira, e isto sim, é triste.

    Feliz Natal a todos!

Leave A Response

*
Read previous post:
Tratamento Depressão
Causas e tratamento da Depressão

Uma vez explicado o que é e quais os sintomas de uma depressão, vamos agora ver quais as causas e...

Close