Funções do Psicólogo na área da saúde

Fevereiro 1, 2011 No Comments »
Funções do Psicólogo na área da saúde

Psicologia da saúde – definição:

“Contribuição da ciência psicológica para a promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento da doença, identificação dos factores associados à saúde e doença e melhoria dos cuidados de saúde e da política de saúde.” ( Matarazzo, 1980)

Tradicionalmente a Psicologia, especialmente a Psicologia Clínica, tem-se direccionado ao diagnóstico e tratamento das doenças mentais. No entanto, à medida que se vai aceitando o papel dos factores psicológicos na doença física, também a Psicologia se vão interessando pela saúde física.

Funções do Psicólogo na área da saúde

Algumas das problemáticas alvo de intervenção dos psicólogos clínicos e da saúde:

1. Tratamentos alternativos ou complementares para as doenças com envolvimento psicológico ( ex: hipertensão, eczemas, cefaleias, asma);
  2. Acompanhamento individual ou de grupo de pessoas com doenças variadas e com problemática psicológica em simultâneo ( ex: depressão, ansiedade, fobias);
  3. Intervenção psicológica de grupo no sentido de apoiar na doença crónica, reabilitação cardíaca, pacientes seropositivos ou famílias de doentes terminais;
  4. Implementação de programas de mudança de comportamentos de risco ( ex: tabagismo, obesidade…);
  5. Intervenção psicológica para facilitar a resposta do doente a terapêuticas médicas variadas, como a cirugia, a anestesia e os métodos de diagnóstico.
  6. Consultoria à equipa de saúde e aos respectivos profissionais para promover o seu bem-estar e satisfação profissional.