Estratégias e Mecanismos para aumentar a AutoEstima

Janeiro 25, 2012 3 Comments »
Estratégias e Mecanismos para aumentar a AutoEstima


Na sequência do artigo anterior que explora o conceito de autoestima e a sua importância na vida das pessoas, este vai se centrar de forma sucinta nas principais estratégias e mecanismos desencadeados por nós próprios na busca pela auto-estima.

Aumentar a autoestima implica algumas mudanças de comportamento.Este vai se alterando com a prática e a intenção. A autoestima é uma realização, ou seja, um processo que leva à motivação. Não é algo que nós possuímos de modo imediato, mas desenvolve-se com a experiência das nossas atitudes e do que desenvolvemos ao longo da vida. A autoestima é a experiência de ser capaz de enfrentar os desafios e promover a segurança e auto confiança.

PENSAMENTOS POSITIVOS PARA A AUTO ESTIMA

Depois de identificar, anotar e refletir sobre os pensamentos negativos, é o momento de os substituir por pensamentos positivos. Como não consegue pensar em duas coisas em simultâneo, se for capaz de descobrir que vai desenvolver um pensamento negativo pode rapidamente substituí-lo por um pensamento positivo e anular os efeitos negativos da sua autoestima.
Utilize palavras positivas como: felicidade, amor, entusiasmo e alegria. Por outro lado, evite palavras negativas como medo, preocupação, cansaço ou aborrecimento.
Uma das estratégias para aumentar a autoestima é o uso de frases no Presente do Indicativo, como por exemplo “Tenho muita saúde”, “Estou feliz”, “Tenho um ótimo emprego”. Use o seu nome ou a primeira pessoa do singular para tornar esses pensamentos mais intensos.

ELABORAR LISTAS POSITIVAS PARA AUMENTAR A AUTO ESTIMA

COMO TER UMA IMAGEM POSITIVA

Use uma folha de papel dividida com uma linha ao centro. Numa das colunas escreva os pensamentos negativos, na outra escreva pensamentos positivos que contradigam os negativos. Aqui ficam alguns exemplos de pensamentos negativos e a sua substituição por pensamentos positivos.

• “Não sirvo para nada” – “Sou uma pessoa de valor”
• “Sou burro” – “Sou inteligente”
• “Sou uma má pessoa” – “Sou uma excelente pessoa”.

Elaborar listas é uma forma simples e rápida de relembrar conceitos que necessita para uma determinada situação. Normalmente utilizamos listas para quase tudo: compras no supermercado, objetos para levar de férias, entre muitas outras situações. Assim elabore uma lista consciente de aspetos positivos a seu respeito:

• Faça uma lista dos seus pontos fortes, como por exemplo: a persistência, humor, capacidade de trabalho, criatividade.
• Faça uma lista dos grandes objetivos já atingidos na sua vida, por exemplo: terminar o ensino superior, adquirir uma casa, ter aprendido uma língua estrangeira.
• Faça uma lista de situações ou contextos que o fazem rir, como algumas piadas ou acontecimentos do passado.
• Faça uma lista de frases de auto ajuda, com as quais se identifique e lhe dêem força para o resto do dia.
• Faça uma lista de características ou aspetos que admira em si mesmo, por exemplo: a forma como educou os seus filhos ou ensinou alguns colegas no trabalho.

Repita o mais possível estes pensamentos positivos durante o dia. São ainda mais eficazes se o fizer em alturas de extremo relaxamento, como após uma sessão de meditação ou nos momentos antes de adormecer.
Não é fácil proceder à substituição de pensamentos para aumentar a autoestima. É necessário tempo e persistência, durante algumas semanas seguidas e notará a diferença de pensamento quando as coisas correm menos bem.

Atividades para aumentar a autoestima:

Se tem baixa autoestima e quer fazer alguma coisa para melhorar, conheça algumas atividades que o vão fazer sentir-se melhor consigo mesmo e ajudar na conquista da auto estima a longo prazo.
Comece por aquelas que são mais confortáveis e depois avance para as atividades que lhe parecem mais difíceis, sendo que o importante é não desistir da longa caminhada para uma vida mais feliz, a que tem direito.
Com uma folha de papel e um relógio, faça o seguinte exercício durante dez minutos.
Escreva o seu nome no topo da folha e escreva todas as coisas positivas que se lembrar acerca de si, incluído as capacidades especificas e os objetivos alcançados. Não é necessário apresentar nenhuma estrutura especial, apenas escreva tudo o que se lembrar que o faça sentir-se orgulhoso e feliz consigo mesmo.
Não escreva nada negativo, e evite usar palavras negativas (como “não” e “nunca”). Escreva absolutamente tudo o que lhe vier à cabeça, já que este papel será apenas seu.
Quando acabar o tempo, faça uma reflexão do que escreveu e tente identificar o sentimento que provoca em si. Se o fizer com um olhar positivo verá a sua ato estima a aumentar.
Guarde este papel e utilize o durante várias vezes ao longo do dia, para se lembrar que tem capacidades e competências nas quais nunca tinha pensado, até que esses pensamentos passem a fazer parte do seu estado natural. Sempre que puder, leia-o em voz alta para escutar essas palavras que irão provocar sentimentos de alegria e orgulho em si próprio.

AFIRMAÇÕES POSITIVAS

Sempre que possível deverá construir afirmações positivas acerca de si mesmo. Essas afirmações devem descrever os sentimentos com que gostaria de estar em todas as alturas e não o sentimento que tem no momento em que está a escrever.
Alguns exemplos de afirmações positivas para aumentar a autoestima, incluem:

• “Sinto-me bem comigo mesmo”
• “Passo o tempo com pessoas que gostam de mim”
• “Eu tomo bem conta de mim”
• “Muitas pessoas gostam de mim”
• “Sou uma pessoa positiva”

Deve também ler em voz alta estas frases de auto motivação para o sentimento ser mais profundo. Pode partilhar com amigos ou familiares mais próximos, se eles estiverem envolvidos no processo de o ajudar a melhorar a autoestima. Ao longo do tempo vai gradualmente sentindo-se melhor e mais confiante.

LIVROS DE AUTOESTIMA

Existem uma diversidade de livros dentro da área de auto ajuda e particularmente de técnicas para aumentar a autoestima e viver plenamente a sua vida. Compre alguns desses livros e siga os exercícios que eles propõem.


Comentários

Comentários

3 Comments

  1. Teresa Meneses 27 de Janeiro de 2012 at 13:05 - Reply

    Ora nem mais :)
    Muito bom!

  2. Teresa Meneses 6 de Julho de 2012 at 18:16 - Reply

    Gostei imenso! Dicas muito boas que ajudarão qualquer um de nós :)

Leave A Response

*
Poderá também gostar de: Psicologia, Psicologia da Saúde (10 of 42 articles)
Encontro com a auto-estima