Como ter dentes saudáveis toda uma vida

Fevereiro 10, 2017 No Comments »

Há muitas razões para cuidar de seus dentes e da boca, e não só tem a ver com a questão estética. Os dentes têm várias funções importantes para o seu corpo: elas não são úteis apenas para morder o alimento que comemos, mas também, durante a mastigação e lubrificantes são enzimas que ajudam a digestão. Em outras palavras, a boca é um dos primeiros passos no processo digestivo. Se não tem dentes, só poderia engolir líquidos ou dieta de alimentos já esmagados.

dentes-saudaveis

E isso não é a única função da boca, também é essencial para falar bem e, portanto, para se comunicar e te fazer entender. Nesse caso, é a língua, que lhe permite formar as palavras com a ajuda de lábios e dentes.

Tal como em outras partes do corpo, que podem ter diferentes problemas de saúde em estruturas diferentes: gomas (tais como gengivite), dentes (tais como cárie dentária) e da boca em geral. Desordens tais como bolham, inflamação, infeção ou perda de dentes, entre outros. Para prevenir ou evitar essas situações e você pode manter uma boca saudável, você deve seguir alguns cuidados simples regularmente:

• Com uma pasta de dentes ou creme dental com flúor, escovar os dentes todos os dias, pelo menos, duas vezes por dia: depois do almoço e antes de dormir; e se você pode, de preferência, também, depois de cada refeição e bebida snacks doces.
  • Passe pelo menos dois minutos cada escovar os dentes e não deixe que qualquer fora. É importante que você escova os dentes todos e em todos os lados (frontal, superior e traseira).
  • Também é recomendado que você escovar a língua para manter o hálito fresco.
  • Não escovar as gengivas. A escova é muito áspera para esta pele delicada. Melhor deixá-los massagem borracha de goma estimuladora ou borracha ou polegar (bem lavados!)
  • Certifique-se de usar uma escova macia e mudar a cada três meses. Pode ser elétrico ou manual.
  • Usar fio ou seda dental ​​pelo menos uma vez por dia.
  • Pergunte ao seu dentista se você precisará usar algum anti-séptico bucal antibacteriano.
  • Limitar alimentos açucarados que você come, especialmente entre as refeições.
  • Se pratica um desporto de contato, usar equipamentos de proteção adequados para proteger o seu rosto enquanto joga.
  • Se estiver a tomar medicação, pergunte ao seu dentista se eles têm efeitos colaterais que podem danificar seus dentes e, em caso afirmativo, o que você pode fazer sobre ele.
  • Não fumar ou mastigar tabaco. Isso pode não só manchar os dentes e dar-lhe mau hálito, mas também, pior, provocar câncer.
  • Olhe em sua boca com frequência para ver se você tem feridas, irritação da gengiva ou outras alterações não cicatrizam.

Visite seu dentista regularmente, pelo menos uma vez por ano para fazer exames e limpezas.

Lembre-se de manter uma boa rotina cuidados da boca e dos dentes ajuda a prevenir a cárie dentária (pitting), perda de dentes, dor nas gengivas ou outros problemas no futuro, e para manter uma respiração agradável e um belo sorriso. E se você tiver qualquer problema com os dentes ou preocupado com alguma coisa relacionada com a sua boca, consulte seu dentista o mais rápido possível para evitar complicações.

Cuidar de sua boca é a melhor maneira de ter dentes saudáveis ​​para a vida